Hoje dia 14 de 2011 fazem exatos 15 anos que esse cara morreu.
Legião uma Banda de total sucesso no Brazil, que todos cantam junto e se emocionam até hoje.
Legião Urbana, uma banda que teve como vocalista o grande compositor Renato Russo, fundada em 1982, após a saída de Renato Russo, da sua até então banda Aborto Elétrico. Onde saiu, após um desentedimento com Fê Lemos, o Baterista, que a após um erro de Renato o teria agredido com uma das baquetas; além da criação de Legião Urbana, Fê Lemos se reuniu com Dinho Ouro Preto e então formou-se a Capital Inicial.
Renato tinha muitas inspirações para compor: a sociedade e a bagunça filosofica era uma delas, além de Beatles, Ramones, Sex Pistols e Jean Jacques Rousseau; e dele veio seu nome artistico Rousseau = Russô e então Russo.
A LU só teve uma apresentação com sua formação original e foi no mesmo ano de sua criação, numa cidade Mineira.
Em Julho de 1983, a banda explode em sucesso após uma apresentação no Circo Voador, e então foram convidados a gravar uma fita demo para a gravadora Emi, e a gravação do primeiro disco começou.
O primeiro álbum recebe o nome de Legião Urbana e foi lançado em 1985, foi um álbum que deu muito destaque, por suas letras fortes e claras criticas a sociedade, com grande sucessos como: Geração Coca Cola, Será, Ainda é cedo ...
Em 1986 foi lançado o segundo álbum que era pretendido ser uma grande produção, sendo um disco duplo, porém houve desacordos com a gravadora e saiu um disco simples.
Simples? Claro que não, não um duplo, mas com grande canções, que até hoje prendem uma legião de fãs, fãs que não se sentem presos e que querem ser como ele, como Renato Russo.
O álbum foi intitulado Dois, e teve canções como: Tempo Perdido, Índios, Eduardo e Mônica e Quase sem querer, e teve mais de 1,2 milhões de cópias vendidas.
Que País É Este 1978/1987 pode ser considerada a primeira coletânea, embora as faixas tivessem sido regravadas e produzidas para este álbum em estúdio. A maioria destas músicas foram gravadas em primeiro take (baixo, guitarra e bateria de uma só vez) que foi programado para entrar no álbum Dois. Esta é a obra mais punk da Legião Urbana e contém em seu encarte uma breve história do grupo. Foi o último trabalho oficial com a participação do então baixista Renato Rocha. Seu título provisório era Mais do Mesmo. As maiores músicas deste álbum foram "Que País É Este", "Faroeste Caboclo" e "Angra dos Reis".
Em 1989 foi lançado o álbum As quatro estações, foi o mais vendido com 1,7 milhões de cópias, foi considerado o álbum mais inspirado da banda, tendo 11 canções, tendo músicas como Monte Castelo e Pais e filhos.
Em 1991 foi lançado o disco V, logo após a descoberta de Renato conter AIDS e ter desentendimentos com o namorado, e trouxe a canção Vento no litoral como uma das mais tocadas.
Em 1993 foi lançado o álbum Descobrimento do Brasil, e foi iniciado o tratamento de Renato, ele se mostrava otimista, não foi muito tocado nas rádios e trouxe canções como: Vinte e nove, Giz e Perfeição.
O último Concerto da Banda aconteceu em 1995, em Sp. No mesmo ano, todos os discos de estúdio da banda até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, famoso por vários discos dos Beatles; e lançados em uma lata, intitulada "Por Enquanto 1984-1995". A lata também incluía um pequeno livro, com um texto escrito pelo antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico Herbert Vianna.
A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 1996, foi o último da banda, possui densas músicas, alternando o rock clássico de "Natália" e "Dezesseis", ao lirismo de "L'Aventura", "A Via Láctea", "Leila", "1º de Julho" e "O Livro dos Dias" e ao classicismo de "Longe do Meu Lado".
Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho "e quando eu for embora, não, não chore por mim", da canção "Música Ambiente". As fotos do encarte foram tiradas próximas à época do lançamento, exceto a de Renato, que foi aproveitada da sessão de fotos do seu álbum solo Equilíbrio Distante de 1995, já que o cantor, um pouco debilitado, se recusou a fotografar para o disco. O álbum A Tempestade foi lançado inicialmente na época como um clássico livrinho com capa de papelão e anos depois relançado como álbum comum (caixa de plástico). A foto do guitarrista Dado é diferente entre as duas versões. Com exceção de "A Via Láctea", as demais faixas do álbum possuem apenas a voz guia de Renato, que não quis gravar as vozes definitivas. Também não foram incluídas as frases "Urbana Legio Omnia Vincit" e "Ouça no Volume Máximo", presentes nos discos do grupo. Em seu lugar, uma frase do escritor modernista brasileiro Oswald de Andrade: "O Brasil é uma República Federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus".
Em 1996, no dia 26 de Outubro, a banda teve fim, após a morte de Renato no dia 11.